Vendas e Assistência Técnica:

Rua Santa Catarina 245, Bairro Santa Tereza  Araçuaí - MG      

CEP 39600-000 

Telfax: (33) 3731-2575

   Comprar os produtos

info@bioneem.com.br

 

 

Óleo de Neem, o que é ?

O óleo de Neem ou nim, como é chamado no Brasil, é um composto vegetal extraído das sementes (amêndoas) do neem indiano (Azadirachta Indica), rico em compostos limonoídes com conhecida ação sobre insetos, fungos e bactérias. Pode ainda ser utilizado na indústria farmacêutica e como cosméticos, lubrificantes, fertilizantes etc.
Os produtos obtidos do neem podem ser utilizados tanto na agricultura, como na pecuária. O professor da ESALQ/USP, José Djair Vendramim, diz que na agricultura ele pode ser utilizado, em princípio, em todas as culturas, já que atua contra os mais diferentes tipos de pragas e doenças. Na pecuária, tem sido recomendado principalmente para o controle de carrapatos e mosca-dos-chifre em gado bovino.

O óleo emulsionável, quando associado a uma isca nutritiva, tem bons resultados na esterilização de insetos adultos. Existem registros da ação biológica em mais de 400 espécies de insetos. Para se obter a eficiência desejada deve se levar em consideração à espécie do inseto, a dosagem a ser empregada e o prazo de repetição.
Os derivados do neem produzem diversos efeitos sobre os insetos, tais como repelência, redução da alimentação, redução da fertilidade e fecundidade, alterações no comportamento, diminuição da ovoposição, interrupção do desenvolvimento e mortalidade. A azadirachtina não causa a morte imediata dos insetos. Sua ação começa horas após a aplicação podendo se prorrogar por vários dias; isto porque a substancia age seletivamente em cada tipo de inseto, atingindo suas funções vitais de forma diferenciada.

 

 

Como ele atua na planta e no animal ?

“Na planta, ele atua de duas formas: logo após a aplicação, ainda na superfície vegetal, ele age principalmente sobre insetos mastigadores. À medida que vai sendo absorvido pela planta, passa também a atuar contra insetos sugadores da seiva vegetal e contra insetos 'minadores' (insetos que vivem no interior das folhas das plantas). No animal, ele permanece sobre a superfície matando os insetos por contato. O uso contra as pulgas e piolhos também tem sido recomendado”, detalha José Djair Vendramim.




 

 

 

|     Home     |      Produtos      |      Flores      |     Hortas Urbanas     |    Artigos     |     Novidades     |     Contatos     |

Copyright 2010/2013 Bioneem -